PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR
Cursista: Kátia Regina Barreto Santos Polo: SAJ 4 1B
Título do projeto: A reconstrução teórico-prática do projeto político pedagógico.
Escola: E.E.Balbino Muniz Barreto Município da Escola: Ubaíra Rede: Estadual
Data:29.11.2010
Relatório da Intervenção
Para a execução, elaboração e efetivação do PPP foram necessárias a participação de todo o segmento da UE. A metodologia a ser utilizada é a pesquisa-ação tendo inicialmente como instrumento de coleta de dados um questionário que foi aplicado aos representantes dos segmentos.
Sendo assim, do total de funcionários questionados sobre o conhecimento a respeito do Projeto Político Pedagógico do Colégio, cerca de 50% dos entrevistados mostraram desconhecer ou nunca ter participado da elaboração. Sendo assim, fez-se necessário a construção coletiva do PPP. Mas para isso é necessário que se tenha a troca de experiência entre professores, comunidade, direção, alunos entre outros, onde essa reflexão ajudará a melhorar o processo de ensino e proporcionará maior aproximação dos alunos aos conteúdos ensinados pelos professores.
Para que a gestão democrática seja realmente exercida no ambiente escolar é necessário que todos tenham os mesmos objetivos e que os trabalhos realizados sejam através do coletivo. E a re-elaboração do PPP ajudará neste compromisso e ampliará está visão de gestão democrática pois, o compromisso em realizar metas e ações estarão elencados num único olhar: melhorar a prática pedagógica da escola.
Dentro do trabalho proposto estão sendo realizadas todas as ações que foram elencadas ao Projeto de Intervenção. Esta ações estão sendo realizados através de reuniões mensais e nos ACs (Atividade Complementar) que os professores realizam toda semana.
Quadro 1 – Ações planejadas e realizadas na intervenção
1.Ação Responsável (is)
2.Problemas encontrados na execução da ação e estratégias de intervenção
1.Reuniões mensais com colegiado, professores, direção, funcionários. Coordenação e direção. 2.Disponibilidade de tempo de alguns segmentos.
1.Reunião mensal para apresentar a necessidade da utilização do recurso financeiro da UE. Vice-diretora 2.Kátia Regina. Disponibilidade de tempo de alguns segmentos.
1.Sensibilização através de amostra de dados coletados entre os alunos, professores e comunidade. 2.Coordenação e direção. Disponibilidade de tempo de alguns segmentos.
1.Reuniões para a sistematização das metas e ações para o PPP.
2.Coordenação e direção. Disponibilidade de tempo de alguns segmentos.
Quadro 2 – Ações planejadas e não realizadas na intervenção
1.Ação Responsável (is)
2.Motivos pelos quais a ação não foi realizada
1.Apresentação do PPP sistematizado, corrigido e em andamento.
2.Todos os segmentos da Unidade Escolar.
Faltam algumas ações a serem realizadas antes da sistematização do PPP.
Quadro 3 – Ações não planejadas e realizadas na intervenção
1.Ação Responsável (is) Recurso(s) necessário(s) Como esta ação pode contribui para alcançar o objetivo da intervenção?
Análise crítica do andamento da intervenção.
No desenvolvimento da metodologia adotada percebemos que o maior entrave encontrado para a re-elaboração do PPP está sendo a indisponibilidade de tempo dos atores institucionais. No entanto houve uma boa aceitação e envolvimento de todos no trabalho proposto, favorecendo assim o desenvolvimento das ações.